domingo, 28 de junho de 2009

EVA - Dias intensos de som e imagens


O lugar da alegria sempre foi o nosso, especialmente nesses dias chuvosos de maio e junho, onde tudo parecia que ia terminar debaixo de agua!
Gravar um dvd não é uma idéia-tarefa simples. Tudo começou no "como vai ser"...e as canções nascendo de nós. Na estrada e no violão de mão em mão, nas cabeças, no sim e no não e no que não conseguimos ou não nos interessava terminar.
Ensaios, queixas, distância da minha casa para a casa da música. E a cabeça sempre lá. O confeito das músicas pintando sem muitos dramas e com muita vibração. Músicas nascendo nos ensaios; deixei "displicentemente" um pedaço da letra de Primeiro assunto num dia e no outro encontrei a letra com melodia. Coisas mágicas, coisas boas, como requer a nossa profimissão, encantamento.
O coletivo era o maior presente. Um ônibus de entrega e prazer, onde nós passageiros éramos guiados por alguém bacana lá de cima. E a chuva alagava tudo, lavava mas não apagava, ela vinha lá de cima.
As gravações começam com a ajuda de São Pedro, num sitio lindo e todo cenografado para a nossa música. Começamos pela cozinha com um samba; Feliz de feliz te ver. Rolou caldo de feijão, cerveja, apareço com um copo de cerveja na mão, mas os goles que começaram técnicos no meio me deixaram quase beubado por tanta repetição. Ai sim descobrimos........estamos fazendo um filme. Repetiamos a música mais de 8 vezes. Novos takes, inserts, claquete bate , sai claquete, palavras que aprendemos fazendo.
Não vou detalhar tudo, nem sei se seria capaz. Muita coisa, muita espera, muito tudo. Dia lindo, mas era o começo dessa experiência fantástica de sol e chuva.
No dia seguinte não conseguimos gravar as externas. A chuva pirraçava, indo e vindo com força.
Força também de mudar planos, ir pra varanda no outro dia e confiar na intuição e escolhas tomadas. Tudo certo na Bahia, no sitio e no Castelo Garcia Dávila, onde raiamos o dia com a sensação da experiência tão nova, comprida e cumprida.Delicia!!!!!
Muitos dias com uma equipe enorme, comendo juntos, rindo, cochilando, criando, vivendo, enquanto o mundo lá fora seguia normal, estávamos nós nesse mundo de fazer algo novo pra simplesmente oferecer ás pessoas e quem saber mudar um pouquinho suas vidas. Porque as nossas seguem de uma outra forma, com certeza estamos diferentes, mais felizes.
Agora vamos esperar o que vem de novo e agradecer a cada um que vibrou positivo para que este longa metragem entre para a história de muitos!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Ryukky


ryukky é bom. ryukky é rir.
Pra parar de reclamar, pra deixar de perder tempo, ou até ryu de nada.
Somos fruto, e pra ser saboroso só com alegria.


Peu ressignificou o riso, o rio e o RYUKKY

Outro Rei!!!!


Todo mundo viu, todo mundo soube; Caetano caiu, caiu do palco.
De primeira , não quis ver no youtube ou coisa parecida, pois achei que a cena iria me aterrorizar. Superei e me convenci mais uma vez, de algo que falo desde a adolesciência;
"Os veloso são de uma elegância absurda"
Vendo o video, vejo uma queda sem ensaio, porém de uma elegância que poucos sustentam, inda mais caindooooooooo.
Caetano é genial, é contundente, é simples e incompreenssível ás vezes, imcompreendido muitas vezes, é meu idolo, meu amigo(ele não sabe ,mas eu sou amigo dele), adorável, inspirado, homem, mulher e muito mais. Músical poeta de um coração de leão. Uma majestade, outro rei.
E dono de uma elegância linda, até caindo de um palco.
"porisso uma força me leva a cantar..." levantou cantando e levantou em mim a certeza de que a queda importa sim, assim como importa o que você sustenta para conseguir se levantar.
A queda foi elegante, a levantada foi inspirada, ambas cheias de poesia e susto. Depois do susto, sorrio e aplaudo com carinho o meu gênio.